Notícia da Região | Grande Florianópolis

MENU

NOTÍCIAS / Economia

Microempresas lideram geração de empregos em Santa Catarina e impulsionam a economia local

Com mais de 70% das vagas formais em abril, segmento mostra força, flexibilidade e protagonismo no desenvolvimento do estado

Microempresas lideram geração de empregos em Santa Catarina e impulsionam a economia local
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As microempresas foram responsáveis pela maior parte dos novos empregos gerados em abril de 2025 em Santa Catarina. Segundo dados da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), 70,5% do saldo de empregos formais dos setores da Indústria, Construção, Comércio e Serviços no mês partiram de microestabelecimentos.

Clique aqui receba o conteúdo do Notícia da Região no seu WhatsApp


As informações estão detalhadas na nova edição do Informativo Mensal de Empregos, lançada nesta terça-feira (24). O estudo é elaborado com base nos microdados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e analisado por economistas da Diretoria de Políticas Públicas da Seplan.

“O catarinense é um povo empreendedor, e o Estado tem criado um ambiente propício para o negócio próprio”, destacou o governador Jorginho Mello. “Temos ações que facilitam a abertura de empresas, ampliam o crédito subsidiado e garantem segurança pública e jurídica para quem deseja empreender.”

Publicidade

Leia Também:

No acumulado do ano, as microempresas já criaram 41,8% das novas vagas de trabalho, enquanto as grandes empresas foram responsáveis por 24,2% das contratações. Pequenas e médias empresas responderam por 34% das vagas. Os dados revelam a complementaridade entre os diferentes portes empresariais na estrutura de emprego do estado.

O secretário de Planejamento, Fabricio Oliveira, destacou que o bom desempenho é reflexo direto das políticas públicas voltadas ao apoio do pequeno empreendedor. “Os dados mostram que o investimento do Governo do Estado no Pronampe Santa Catarina e no programa Juro Zero têm favorecido a vitalidade econômica e o empreendedorismo. Foram mais de 30 mil CNPJs beneficiados e R$ 37,8 milhões investidos no último ano”, afirmou.

Capilaridade e resiliência das microempresas

Para o gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Seplan, Pietro Caldeirini Aruto, o papel das microempresas vai além da geração de empregos. “Esses negócios são dinâmicos, adaptáveis e espalhados por diversas regiões e setores, o que favorece a inclusão social e econômica em comunidades menores”, explica. Segundo ele, a diversidade do setor também ajuda a reduzir a dependência das grandes empresas, que podem ser mais afetadas por crises externas.

Mesmo com os avanços, o governo reconhece que as microempresas ainda enfrentam desafios importantes. Por isso, a Seplan continuará investindo em qualificação profissional, inovação e acesso ao crédito, com foco na sustentabilidade e crescimento contínuo dos pequenos negócios catarinenses.

:: Acesse aqui a nova edição do Informativo Mensal de Emprego para mais dados e informações sobre o mercado de trabalho em Santa Catarina.

Fonte/Créditos: Seplan | ASCOM

Créditos (Imagem de capa): Ricardo Wolffenbüttel/ Arquivo / Secom

Comentários:

Notícia da Região

Publicado por:

Notícia da Região

Notícia da Região | Grande Florianópolis desempenha um papel essencial ao oferecer cobertura ampla e confiável. Conecta a comunidade local às informações mais relevantes, promovendo engajamento, transparência e desenvolvimento regional.

Saiba Mais

Crie sua conta e aproveite as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )